Hoje, viajamos até à nossa querida Itália, um dos lugares que nos acolheu tão bem na nossa lua de mel, da qual já temos imensas saudades.
Eu e o meu marido sempre fomos muito gulosos no que diz respeito à gastronomia italiana. Então, se há massas, pizzas, lasanhas, raviólis ou risottos, chamem-nos, por favor! Como já me estreei no risotto, agora é tempo de me estrear na Carbonara. E assim foi!
Ora, sabemos que, originalmente, a Carbonara é confecionada com pancetta e parmesão. Pessoalmente, aprecio mais o grana padano, por ter um travo mais adocicado. A escolha do bacon é pura e simplesmente por ser mais fácil de encontrar do que a pancetta. Há que ser prática, não é verdade?
Esta receita é para 2 pessoas.
Para esta receita vão precisar de:
250 g de massa Ninhos com ovo;
250 g de bacon;
3 gemas de ovo;
2 ovos inteiros;
1 ou 2 dentes de alho;
Azeite q.b;
Queijo Grana Padano;
Sal e pimenta q.b;
Orégãos q.b.
1. Começamos por cortar o bacon em cubinhos bem pequenos e picamos o alho. Levamos ao lume baixo numa frigideira funda e deixamos que o bacon frite bem.
2. Cozemos a massa numa panela com água e sal. Quando esta estiver cozida, reservamos, e temperamos com um fio de azeite. Guardamos alguma água da cozedura.
3. Numa taça preparamos o nosso molho. Juntamos as gemas e os ovos, temperamos a gosto com pimenta, mexemos com a vara de arames e acrescentamos duas colheres de sobremesa de queijo ralado. Envolvemos tudo.
4. Na frigideira que contém o bacon e o alho, adicionamos a massa, uma ou duas colheres de sopa da água da cozedura da massa e, em lume brando, vamos envolvendo tudo. Desligamos o lume, acrescentamos o molho e voltamos a envolver tudo muito bem. Por fim, polvilhamos com queijo ralado a gosto e orégãos.
Comments