top of page

Mousse de Café e Bolacha - Cuisine Companion

  • Foto do escritor: Ana Magalhães
    Ana Magalhães
  • 22 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Ora estamos de volta, ao fim de 3 meses de pausa do blog. Como referi no último post, por entre obras para a casa nova, a saída da casa dos pais e um pedido de casamento pelo meio, enfim, todas estas mudanças boas fizeram com que o blog ficasse um pouco em águas de bacalhau, mas jamais esquecido.

Estes 3 meses também vieram aprimorar ainda mais o meu gosto pela cozinha e agora que tenho uma cozinha só minha (sim, digo isto com bastante empoderamento!) percebi realmente que o blog é algo que nunca irei prescindir, por mais pausas que possam acontecer pelo meio. Sim, porque organizar um casamento by myself tem muito que se lhe diga (vá lá, que ao menos o noivo não é esquisito. "O que tu escolheres, por mim está bem." - diz ele. Que Deus lhe conserve estas ideias por muito tempo.) Brincadeiras à parte e vamos lá ao que interessa.


Hoje decidi presentear esta Segunda-feira com uma sobremesa de comer e chorar por mais. Sim, o meu pai só não comeu mais porque já parecia mal.

Para os amantes de cafeína e de sobremesas que se desfazem na boca, tomem nota.

Esta receita é feita com a ajuda do robô de cozinha - Cuisine Companion da Moulinex e foi adaptada da receita original da Alexia Amorim de Vasconcelos.


Para esta receita vão precisar de:


  • 5 ovos (gemas + claras);

  • 100 g de açúcar (50 g + 50 g);

  • 5 folhas de gelatina;

  • 5 colheres (de café) de café solúvel dissolvido em água morna (a quantidade de água deverá ser de meia chávena de café - ou seja, o mínimo possível para dissolver o café);

  • 200 ml de leite;

  • 6 bolachas "Maria";


1. Numa taça, começamos por colocar as folhas de gelatina com água fria.


2. De seguida, separamos as gemas das claras. Na taça do robô (sem a tampa doseadora da temperatura) com o acessório Batedor, colocámos as gemas com 50 g de açúcar e programamos 5 min. na velocidade 4, até obtermos um creme fofo e esbranquiçado.


3. A seguir, adicionamos o leite e o café em fio pelo orifício da tampa doseadora da temperatura e programamos 5 min. a 90ºC na velocidade 4.


4. Esprememos as folhas de gelatina, adicionámo-las à taça e programamos 30 seg. na velocidade 4. Vertemos numa taça e reservamos.


5. Lavamos a taça do robô e o acessório Batedor e secamos tudo muito bem.


6. Já com a taça limpa, colocamos novamente o acessório Batedor e adicionamos as claras com os restantes 50 g de açúcar. Programamos 8 min. na velocidade 7 até estas ficarem bem firmes.


7. Adicionamos o preparado anterior às claras e programamos 2 min. na velocidade 3. No final, envolvemos manualmente com a ajuda da espátula para que a mistura fique toda homogénea. Mas cuidado! Não devemos mexer demasiado para as nossas claras não perderem o ar.


8. Em cada copinho de servir, colocamos uma bolacha "Maria" no fundo, vertemos a mousse por cima e no final polvilhamos a gosto com um pouco de café em pó e bolacha "Maria" partida. Colocamos no frigorífico durante 2-3h antes de servir.



Comments


Post: Blog2 Post

©2021 por A Cozinha que Descomplica

bottom of page